BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Já parou para pensar na quantidade de descobertas que um bebê faz nos seus primeiros 12 meses de vida? Sejam descobertas motoras ou cognitivas, durante cada um desses meses, é esperado que o bebê adquira algumas habilidades que são fundamentais para o seu crescimento. Por vezes, acompanhar esse desenvolvimento gera certa ansiedade nos pais e vira até motivo de comparação com outros bebês.
Embora cada bebê precise estar preparado para cada fase, saiba que você pode contribuir para alguns marcos que ele precisa atingir.
Até os 3 meses:
“Tummy time” ou barriguinha para baixo: manter o bebê de bruços por alguns minutos desde as primeiras semanas, o ajuda a estimular e fortalecer os músculos do pescoço, braços e abdômen. Para tornar o exercício mais interessante, coloque brinquedinhos em frente ao bebê e direcione-os para as laterais, estimulando-o a acompanhar esse movimento.
Livrinhos monocromáticos: nos primeiros meses, os bebês ainda não enxergam muito bem e não conseguem ver todas as cores. Existem livros específicos para essa idade, com figuras grandes e monocromáticas, principalmente nas cores preta e vermelha, que são as mais captadas por seus olhinhos. Crie um momento para folhear esses livrinhos com eles, criando interesse pelas diferentes formas que eles apresentam. Isso os ajudará a expandir o seu repertório de formas e objetos.
Até os 6 meses:
Rolar: a partir dos 4 meses, o bebê começa a tentar rolar. Você pode estimulá-lo colocando brinquedos ou objetos em sua lateral, quando ele estiver deitado de barriga para cima. Ao tentar pegá-los, o bebê fará esforço fortalecendo seu tônus e desenvolvendo essa capacidade de se mover em outra direção. Em pouco tempo ele conseguirá rolar e pegar os brinquedos!
Cadê, achou: essa brincadeirinha pode render boas risadas! Cobrir o próprio rosto com uma fralda ou com as mãos, se revelando em seguida, além de divertir os pequenos, ainda os ajuda a compreender a dinâmica de uma sequência de acontecimentos.
Até os 9 meses:
Se arrastar/engatinhar até o alvo: nessa fase, o principal desenvolvimento motor a se desenvolver, é engatinhar. O bebê que fez muitos exercícios de “tummy time”, fortificou seus pequenos músculos, já está rolando e já está se sentando sozinho, está apto a esse próximo passo. A essa altura, seu bebê já demonstrou interesse por outros objetos além de seus brinquedos: um controle de tv, um óculos, um pote plástico, não existe padrão para o que vai interessá-los. Coloque-os de barriga para baixo e acene com esses objetos em sua frente, convidando-o a pegá-los. Conforme ele se movimentar, você vai se afastando, para que ele tente chegar mais perto a cada movimento. Você perceberá que com o tempo, essa movimentação vai se aprimorando e ele vai descobrindo do que seu corpinho é capaz, até que consiga engatinhar.
Até os 12 meses:
Descobrindo sons e ritmos: ofereça formas de o bebê descobrir diversos sons. Não precisa ser através de instrumentos de verdade (se for, ótimo!), mas até batendo em latas diferentes, por exemplo, ele consegue identificar os variados sons que ele consegue produzir. Cante e dance com ele, no chão ou no colo, para que ele comece a ter noção de ritmo. Essa atividade ainda renderá boas lembranças para vocês.
Esses são pequenos exemplos de atividades que você pode fazer com o seu bebê para auxiliar a sua descoberta do mundo e de si mesmo. Cada bebê, com sua personalidade, vai gostar mais de uma, do que de outra e tudo bem. Alguns atingirão marcos mais cedo, outros mais tarde, mas o importante é que você não deixe de ser acompanhado por um médico pediatra, que fará a avaliação clínica e poderá intervir caso necessário. Não deixe de se divertir com seu bebê, pois quando perceber, todos os marcos já foram atingidos e você mal viu o tempo passar!