Como escolher os detalhes do quarto do bebê
Um dos passos que os papais (em especial, as mamães) mais gostam de pensar quando o bebê está a caminho, é na decoração do quartinho dele. Quais cores usar, qual estilo de móveis escolher, como tornar o espaço mais aconchegante… são tantos detalhes, que muita gente começa essa organização antes mesmo de começar a montar o enxoval. Para além da estética, você sabia que também existem questões de segurança e de posicionamento que precisam ser consideradas nesse processo? Acompanhe com a gente!
Posicionamento dos móveis: vale lembrar que por bons meses, este quartinho será mais usado pelos pais, do que pelo bebê em si, por isso é importante considerar uma disposição inicial que facilite a vida dos cuidadores: trocador em uma altura boa, cadeira de amamentação próxima a uma mesinha de apoio para celular, mamadeiras e outros objetos (e de preferência com uma tomada por perto), guarda-roupa com os itens que se usa mais, para cima e o que se usa menos, para baixo e tapetes que sejam antiderrapantes.
Quando pensamos no conforto do bebê, o berço é o principal. É interessante que ele não fique numa posição em que o jato de ar-condicionado ou ventiladores o atinja diretamente e, se possível, que ao abrir a porta a luz não o atinja diretamente também (evitando alguns despertares). Caso ele fique encostado na parede onde há uma janela, é melhor que ela não tenha uma cortina, de forma que ele não consiga puxar esse tecido quando estiver maiorzinho e causar algum acidente. Certifique-se também que essa janela tenha uma boa vedação, para que em dias frios não entre muito vento por lá e incomode o bebê. Quando ele estiver na fase de mexer nas gavetas e em tudo mais, talvez seja bom reconsiderar o conteúdo delas, deixando apenas o que for mais seguro para eles na parte de baixo.
Decoração: quem não sonha com aquele quartinho cheio de adornos, com roupa de cama personalizada, kit-berço impecável, tudo combinando com o tema escolhido? Saiba que esses itens podem se tornar um perigo para o seu bebê! A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que durante o sono do bebê, não haja nada dentro do berço, nem mesmo um travesseirinho, pois tudo isso pode representar risco de sufocamento. Caso queira utilizar esses itens, o ideal é mantê-los no berço apenas quando o bebê estiver fora dele. Quanto aos demais adornos como ursinhos, quadros e prateleiras, tenha em mente que quanto mais objetos, mais poeira irá acumular no quarto e causar a iminência de um desconforto respiratório no bebê. Tapetes, cortinas de tecido e até mesmo papéis de parede com relevos, acumulam pó também, então considere isso ao escolher esses detalhes, pois você pode acabar se tornando refém da limpeza para manter o quarto do bebê livre de poeira.
Viu só como os cuidados com a segurança do bebê começam bem antes dele nascer? Então antes de começar a comprar tudo, reservem um momento para rabiscar o projeto em um papel de acordo com o espaço disponível, levem em conta esses pontos e divirtam-se muito com o processo!