Dicas de como refrescar os pequenos no verão

Dicas de como refrescar os pequenos no verão

O verão costuma ser a estação preferida das crianças, pois além de ser um período de férias e recesso escolar, as temperaturas estão propícias para brincadeiras ao ar livre e muita diversão. E para a alegria dos pequenos e dos cuidadores dos bebês que aproveitam o bom clima para passeios, como um bom País tropical, altas temperaturas não são encontradas apenas durante essa estação. 

Com o benefício do prazer de estar sob o sol, renovando as energias e até recarregando parte da vitamina D, vem a responsabilidade acerca dos cuidados que precisamos ter com os pequenos durante essa exposição. Desde bebês mais novinhos que fazem pequenos banhos de sol, até os maiorzinhos que já brincam de tudo, alguns cuidados precisam ser levados em consideração.

  1. Hidratação: sejam bebês que ainda não iniciaram a introdução alimentar, bebês maiores ou crianças, é muito importante que se mantenham hidratados durante o dia, principalmente se estiverem brincando e gastando mais energia que o habitual. No caso dos bebês, o leite materno é uma fonte perfeita de hidratação, além de alimentação. Para as crianças maiores, tenha sempre uma garrafinha de água fresca por perto e não espere que elas a peçam, ofereça-a com frequência.
  2. Roupas adequadas e filtro solar: evite roupas sintéticas e muito justas, que dificultam a dissipação do calor. Prefira roupas mais folgadinhas e de tecidos leves. Em caso de exposição solar direta, aposte nas peças que tenham proteção contra raios solares e aquele chapeuzinho/bonezinho que ainda dão um charme à produção. Em todos os casos: protetor solar adequado para a idade do seu filho!
  3. Banhos: Sabe aquela ducha deliciosa que os adultos adoram tomar para se refrescar? Os pequenos também saem delas renovados! Quando a temperatura apertar, invista nesses banhos rápidos, com temperatura adequada, para refrescá-los. Mas atenção, o ideal é que em apenas um dos banhos do dia sejam usados produtos cosméticos, como xampu e sabonete, por conta da sensibilidade de suas peles.
  4. Ventiladores e ar-condicionado: seu uso está liberado, mesmo para os bebês novinhos, mas com restrições. Certifique-se que o ventilador não esteja direcionado para a criança, mas sim ventilando o ambiente. O ar-condicionado tem o benefício da regulagem de temperatura, então basta deixar numa temperatura agradável. Como ele tende a ressecar o ar, o ideal é usar um umidificador de ar em paralelo.
  5. Frutas: essa dica vale para os bebês a partir dos 6 meses, que já iniciaram a introdução alimentar. As frutas, no geral, possuem bastante suco em seu interior. Quando estão geladinhas, transmitem todo esse frescor ao serem ingeridas. Abuse delas!
  6. Descanso: seja brincando em casa, no parque, na piscina ou mesmo durante passeios de carrinho, planeje momentos de descanso para a temperatura corporal se estabilizar e a criança descansar. O calor deixa a todos mais cansados e por vezes bebês e crianças não sabem identificar essa necessidade, ficando irritados. 

Importante evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e as 15h – e isso vale inclusive para os adultos. E vale reforçar que não se deve deixar, em nenhuma hipótese, bebês e crianças em carros fechados sem supervisão. 

Aproveite essas dicas e curta ao máximo com seus filhos, deixando muitos verões em suas memórias!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *