Introdução alimentar: quando e como seu bebê pode começar?
Até os 6 meses de idade, o leite materno é o suficiente para fornecer todos os nutrientes que os pequenos precisam. Porém, o sexto mês de vida também significa que os bebês estão crescendo e prontinhos para experimentar novas comidinhas. Ou seja, é hora de começar a introdução alimentar!
Os novos alimentos devem ser introduzidos de forma lenta e gradual para que os bebês possam se acostumar com cada novo sabor e textura. De início, é normal que os pequenos façam caretas ou cuspam a comida, pois tudo ainda é muito novo para eles! Sendo assim, é importante que vocês, mamães e papais, tenham paciência e não forcem a ingestão do alimento nestes casos.
Uma dica para deixar a hora da alimentação mais tranquila é, cantar, brincar e utilizar pratinhos, copinhos e colherzinhas próprios para o bebê. Isso pode fazer com que esse momento se torne ainda mais especial, ao mesmo tempo em que distrai o pequeno para a introdução dos novos alimentos.
Uma papinha de frutas ou de legumes bem amassadinhos são ideais para iniciar a introdução alimentar, e com o tempo, é possível aumentar a variedade das comidinhas oferecidas. Não é recomendado liquidificar os alimentos, pois isso pode desestimular a mastigação e fazer com que os pequenos não sintam a textura e o sabor original do que estão comendo.
Também é muito importante saber que a introdução alimentar é um complemento e não deve substituir o aleitamento materno, que é fundamental durante o primeiro ano de vida dos pequenos e deve ser seguido até que eles completem dois anos de idade ou mais.
Esta etapa é uma fase de descobertas e aprendizados tanto para o bebê quanto para vocês, mamães e papais. Tenham paciência, celebrem cada conquista e aproveitem esse momento especial com o seu pequeno! E, se tiverem dúvidas ou preocupações, não hesitem em consultar um pediatra para orientações específicas.