Viajando com bebês
Antes de ter filhos, você era daquela que sempre tinha uma viagem agendada e um destino novo para conhecer e agora só de pensar em viajar com um bebê, perde o sono e desiste do desafio? O fato é que é possível viajar com um bebê, mas realmente não será uma viagem como antigamente – pode ser até melhor! Separamos alguns pontos para serem levados em consideração na hora do planejamento e para ajudá-la a tirar o sonho do papel:
Destino: esse é o primeiro e mais importante item a ser definido. Talvez aquela viagem para a Tailândia com muitas horas de voo, fuso horário muito diferente e culinária diversa, seja um desafio bem grande para uma primeira viagem com um bebê. Defina um destino pensando na distância (meu bebê aguentaria 8h na cadeirinha do carro?), no clima (será que ele se adaptaria a um calor ou frio extremo?), na dinâmica do local (é um destino para descansar ou um destino para desbravar?) e a infraestrutura da cidade (em caso de intercorrência médica, haveria atendimento?). Com o mapa mundi na mão, com certeza é possível encontrar um lugar bacana para ir que se adeque a todos da família.
Trajeto: bebês são muito sensíveis e por isso definir como ir até o seu destino, é muito importante. Viajar de avião é uma das principais preocupações dos pais e com razão, pois o voo pode causar desconforto ao bebê por conta da pressão, que não sabe identificar o que está acontecendo. Aí bate a insegurança do choro, se vai dormir, se vai atrapalhar os passageiros, se vai passar mal, milhões de questionamentos. De fato, tudo isso pode acontecer, mas não seria o fim do mundo. Todo mundo já presenciou uma cena de um bebê chorando e um dos pais tentando acalmá-lo sem sucesso. O importante é que você ofereça todos os meios de amenizar o desconforto dele, sem se preocupar com os demais. Seu bebê é o seu foco! Se o percurso for feito de carro, o bebê pode ficar desconfortável no bebê conforto por muito tempo, então o ideal é fazer mais paradas para ele se esticar e, se possível, viajar a noite para que ele possa dormir e chegar ao local descansado. Lembre-se: o trajeto vai ser uma parte muito pequena diante do tempo que vocês passarão juntos se divertindo no destino. Não deixe essa pequena parte te impedir de desfrutar essa experiência.
Rotina: é muito difícil manter a rotina do bebê, independente do estilo da viagem. Tendo isso em consideração, é compreensível que ele apresente desconforto com uma fuga completa do que ele está acostumado, então é interessante incorporar elementos dessa rotina no decorrer do passeio. Respeitar alguma soneca, os horários de alimentação, o ritual do sono noturno ou alguma brincadeira que seja rotineira, pode fazê-lo aproveitar ainda mais a viagem. Uma forma de fazer isso, é criar um planejamento antes de ir: saber dos horários de refeição do hotel, se disponibilizam berços ou cortinas black out, se vão fazer passeios e quais os seus horários, que horário costuma anoitecer… todos esses detalhes podem ajudar a tornar o passeio ainda mais proveitoso.
Alimentação: se o seu bebê ainda não iniciou a introdução alimentar, esse é um item simples de lidar. Caso ele já coma, é natural que ele ainda tenha muitas restrições alimentares, então é importante verificar com a hospedagem se eles oferecem o tipo de refeição que você precisa ou se é possível levar os alimentos prontos para armazenamento lá. Esse é um ponto que não deve ser subestimado, pois há locais em que a culinária é muito diferente da nossa, com comidas muito condimentadas, apimentadas e até pouco saudáveis. Se essa for a realidade do local que você planeja ir, opte por ficar em hospedagens onde você consiga preparar as refeições e tenha sempre uma bolsa térmica com você, para carregar os lanchinhos e garantir a alimentação do bebê.
Lembre-se que os filhos vêm para complementar a vida da família, portanto eles podem e devem ser inseridos naquilo que a família gosta de fazer. Planeje com antecedência, dê atenção a esses pontos que mencionamos e dê oportunidade do seu bebê te surpreender! Afinal, ele pode até não lembrar, mas ver o bebê descobrindo coisas novas e participando da felicidade dos pais, é algo inesquecível para vocês. Aproveitem!