Quando levar o bebê para a praia ou piscina?
Praia e piscina são ótimos lugares para se divertir com a família, mas é importante vocês, papais e mamães, considerarem alguns fatores antes de levarem o bebê. O primeiro é a temperatura do ar e da água. A praia pode ser muito quente, especialmente no verão, e a piscina pode ser mais fria do que o bebê está acostumado.
Não esqueça de levar uma mamadeira com água fresca, pois é importante manter o bebê hidratado. Leve na necessarie duas chupetas reservas, caso uma caia no chão e não tenha como higientizar, um mordedor para evitar que o bebê fique entediado, ou brinquedos próprios para água. Certifique-se de que seu pequeno esteja confortável em relação à ambas temperaturas, tanto do ar quanto da água.
Outro fator a considerar é a proteção solar. A pele do bebê é mais fina e sensível do que a dos adultos, então é importante aplicar um protetor adequado. Segundo orientação da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o protetor solar só pode ser usado a partir do 6º mês de vida e antes disso o bebê deve receber banho de sol conforme orientação do pediatra.
É importante também vocês se atentarem e levarem seus bebês ao sol até as 10hs da manhã e após isso, apenas depois das 16hs. Nesses horários o sol é bem menos prejudicial à pele. Lembrem-se também de sempre hidratarem os pequenos com frequência.
Tanto na piscina quanto no mar, os bebês não devem mergulhar e é preciso tomar muito cuidado com água nos ouvidinhos. É preciso também ter cuidado com areia, pois eles tendem a levar tudo que está na mão para a boca.
Por último, mas não menos importante, é ter cuidado com o choque térmico. Quando o bebê sai da água quente para o ar mais frio, pode haver uma mudança brusca de temperatura, altamente prejudicial. Cuidado com isso! Seus pequenos agradecem!